quarta-feira, 8 de junho de 2011

A VOZ DO ZELADOR


VOCAÇÃO E VIDA MONÁSTICA

Desde o princípio da história da humanidade, Deus tem chamado homens e mulheres para segui-lo de uma maneira radical e diferente, na docilidade a uma vocação de total consagração ao serviço do criador.
Deus chamou Abraão, Moisés, Davi e tantos outros para o cumprimento de uma missão neste mundo. Todos eles, ouvindo a voz divina, colocaram-se a disposição do Senhor para realizar sua santa vontade.
Em sua passagem pela terra, o Filho de Deus chamou homens e mulheres para o seu seguimento. O “vêm e segue-me” dito por Jesus aos seus primeiros seguidores, continuou atravessando os tempos e no século quinto, um jovem de rica família, tendo decidido no seu coração agradar somente a Deus, retirou-se do mundo, conduzido pela ação do Espírito Santo. Nasceu com ele uma vida que rapidamente atraiu numerosos discípulos desejosos de seguir o Senhor Jesus Cristo na humildade, no silêncio, na oração cotidiana e numa comunidade fraterna, onde uma regra orienta nossos passos para a casa do Pai celestial.
Pelo batismo, somos chamados a viver a vida nova que o Filho de Deus veio nos trazer. Na vida monástica, procuramos viver com radicalidade a nossa vocação batismal, procurando com o auxílio da graça de Deus, seguir os passos de Jesus.
A vida monástica é a vida cristã vivida em sua plenitude, orientada pela palavra de Deus, sob o impulso do Espírito Santo e a observância da Regra de São Bento.
O monge tudo deixa para conseguir aquele que é o tudo e a razão primeira da nossa existência. Através da oração e do trabalho, procura seguir o caminho estreito recomendado pelo Senhor para unir-se cada vez mais a ele. Pelo trabalho, o monge imita a Jesus, e contribuí para a santificação do mundo.
A vocação monástica é um dom precioso concedido por Deus a sua Igreja, e foi por este caminho de oração – trabalho da vida beneditina, ouvindo as palavras de vida eterna do mestre divino, que muitos homens e mulheres alcançaram a santidade.
O mosteiro é o lugar onde o cristão sedento de Deus entra para procurá-lo com todas as forças do seu coração, o lugar privilegiado para colocar em prática no dia a dia a palavra do Senhor: Vêm e segue-me!  

DOM SAMUEL DANTAS DE ARAÚJO, OSB
Monge do Mosteiro da Bahia
Zelador do Noviciado

Nenhum comentário:

Postar um comentário