quinta-feira, 3 de novembro de 2011

NA REGRA DE ONTEM A VIDA DE HOJE


Em São Bento se enfeixam e se articulam os primeiros três séculos da experiência sintetizada, somada à sua vivência de santidade, ao seu gênio legislativo e ao seu fino conhecimento da psicologia humana.
Por seu equilíbrio e fidelidade evangélica, a Regra logo se espalhou em toda a Europa, instaurando aquele modo de vida de oração, estudo e trabalho, que garantiu a conservação da cultura antiga no seio dos povos bárbaros, orientou a educação dos jovens e animou a evangelização de muitos países. Por sua solidez espiritual e jurídica, a Regra edificou os mosteiros beneditinos que foram os focos irradiantes da fé e de cultura em toda a Idade Média – período no qual plasmaram as atuais nações e línguas européias. É por isso que São Bento é hoje venerado como Patrono da Europa. Assim começa o Prólogo da Regra beneditina:
“Escuta filho, os preceitos do Mestre, e inclina o ouvido do teu coração; recebe de boa vontade e executa fielmente o conselho de um bom pai, para que voltes, pelo labor da obediência, àquele de quem te afastastes pela desídia da desobediência. A ti, pois, se dirige agora a minha palavra, quem quer que sejas que, renunciando às próprias vontades, empunhas as gloriosas armas da obediência para militar sob o Cristo Senhor, verdadeiro Rei”.

(Digitação: Ir. Leonardo Oliveira, OSB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário