quinta-feira, 3 de novembro de 2011

HISTÓRIA E MODO DE VIDA EM NOSSO MOSTEIRO


Nossa Ordem tem mais de 1500 anos, sendo a mais antiga do mundo. Em 1582, os primeiros monges beneditinos chegaram na cidade de Salvador, capital da Bahia. Estamos por comemorar 430 anos. Somos uma comunidade de monges que vive uma vida voltada para a oração e ao trabalho. Em Salvador, desempenhamos algumas atividades: acolhemos pessoas para retiros vocacionais, temos um museu de obras sacras, possuímos um serviço social e uma biblioteca. Na área educacional, temos um Colégio que atende crianças desde o Fundamental I (1ª a 5ª séries) ao Ensino Médio (1°, 2° e 3° ano), uma Faculdade com os cursos de Psicologia, Filosofia, Teologia e História, um laboratório de restauração de livros, somos capelães das Monjas Beneditinas, entre outras atividades. Tudo é feito para a glória de Deus e aquele que deseja ser monge deve se encaixar no trabalho que lhe for confiado.
Nossa comunidade é jovem, a maioria dos membros têm abaixo de 35 anos. Somos um tanto diferentes, porque conservamos algumas tradições seculares, como por exemplo, o uso das vestes monásticas, o estudo e a aplicação na oração do canto gregoriano, etc. Nossas orações são todas cantadas. Em suma, nosso modo de viver é de monges, um tanto diferente da maioria dos religiosos de hoje.
O trâmite normal para aquele que quer ingressar neste Mosteiro é o seguinte: após o primeiro contato, costumamos enviar uma ficha de identificação. Depois, o candidato nos envia uma carta de apresentação do seu pároco ou de um religioso amigo. Depois que ele tiver sido acompanhado por um tempo, então é-lhe concedido vir passar um tempo aqui conosco durante uma semana, para conhecer-nos melhor. Depois, se estiver perseverante, convidamo-lo para vir passar um mês de experiência, a fim de que ele tenha absoluta certeza para onde está ingressando e o que está fazendo. Depois que se entra, passa a ser Postulante em nosso Mosteiro, seguindo em tudo a vida da comunidade e se preparando para o Noviciado (6 meses a um ano), para depois então ser Professo Temporário (3 anos), e finalmente, Professo Perpétuo e se for da vontade de Deus e da comunidade, poderá ser Sacerdote.

(Digitação: Ir. Leonardo Oliveira, OSB) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário